O ANO QUE FICARÁ PARA A HISTÓRIA
2020 ficará na história. Será famoso e lembrado por décadas, talvez séculos. No futuro, alguém mencionará 2020 em aulas, discursos ou palestras.
Chamá-lo-ão de o ano da pandemia, do coronavirus ou do lockdown mundial. Para algumas pessoas, ele será o ano da reviravolta, da tragédia ou da guinada na vida. Figurará na lembrança ao lado de anos como o do nascimento, o do casamento ou de uma experiência extraordinária.
Todas as gerações têm seu ano marcante, Israel, por exemplo, povo de Deus, viveu alguns: o ano da dvisão do reino, o do exílio para Babilônia e o da libertação dos cativos. Mas poucos ficaram tão famosos quanto aquele registrado pelo profeta Isaias, em seu livro de profecias: o ano da morte do Rei Uzias (Isaias 6:1) Foi nesse ano que o profeta cujos oráculos atravessaram gerações teve a experiência com Deus que marcou sua vida para sempre.
No ano da morte do Rei Uzias, Isaias teve uma visão de Deus. Essa visão, por si só, já valeria o ano, a década, a vida. Mas por que ele fez questão de dizer que essa experiência se deu no ano do passamento do monarca? Porque este foi, para o profeta, cujo ministério se desenvolva exatamente na corte de Uzias, um ano de mudanças, perdas, incertezas e insegurança quanto ao presente e ao futuro.
Permaneceria profeta? Seria exilado? Seria morto? Quando um ano entra para a história em razão de acontecimentos trágicos, dolorosos ou traumatizantes, só uma visão de Deus pode redimi-lo. Quando o ano parece perdido, somente a visão de Deus pode resgatá-lo e transforma-lo no grande ano de nossas vidas. E oque a visão de Isaias tem para nos ensinar?
A primeira lição é que não importam as circunstâncias, as lutas e as perdas, nós podemos CONFIAR. Deus está no controle de todas as coisas e, para citar os apóstolos, Paulo, age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28). Isaias viu Deus, e Ele estava, como ainda está,
assentado no trono, reinando. Ele não perdeu e nem soltou as rédeas da história e, em breve, Seus eternos propósitos se revelarão para nós.
A segunda liçäo que Isaías aprendeu e nos ensina é que não importam as circunstâncias, as lutas e as perdas, nós podemos MUDAR. Provações e tribulações não são sofrimento e dor se nos ajudam a passar por transformações que nos façam oessoas melhores. Isaias viu a Deus, mas também viu seu pecado e sua fraqueza. E por eles pôde ser perdoado. E apesar deles pôde ser perdoado. E apesar deles pôde ser renovado. Uma pessoa nova pode nascer da tragédia.
Enfim, a terceira lição que Isaias aprendeu e nos ensina é que não importam as circunstâncias, as lutas e as perdas, nós podemos SERVIR. Nenhuma adversidade nos isenta ou impede de sermos auxílio e bênção para quem nos cerca. E a pandemia da doença será vencida por uma epidemia de solidariedade. Isaias viu a Deus, e Ele perguntava a quem enviar ao mundo, e quem poderia ir em Seu nome a alcançar as pessoas, Isaias disse: “eis-me aqui, envia-me”.
Enfim, a terceira lição que Isaias aprendeu e nos ensina é que não importam as circunstâncias, as lutas e as perdas, nós podemos SERVIR. Nenhuma adversidade nos isenta ou impede de sermos auxílio e bênção para quem nos cerca. E a pandemia da doença será vencida por uma epidemia de solidariedade. Isaias viu a Deus, e Ele perguntava a quem enviar ao mundo, e quem poderia ir em Seu nome a alcançar as pessoas, Isaias disse: “eis-me aqui, envia-me”.
O ano de 2020 entrará para a história, sem dúvida. Mas eu e você decidiremos se apenas pelo vírus que assolou o mundo ou se pela nossa decisão de permitimos que Deus escreva, em nós e através de nós, um novo e maravilhoso capitulo. Assim, seja ainda neste ano ou no próximo, ou a qualquer tempo, que nos lembremos de que sempre podemos confiar, mudar e servir, desde que nossa visão, esteja colocada em Deus e não nas circunstâncias.
GANHEI UM BELO PRESENTE
No dia 24 de setembro, tive oportunidade de participar do belíssimo evento de lançamento da Safra de Soja 2020-2021, em Capinópolis-MG, a convite do presidente da Aprosoja Minas, Wesley Barbosa, tendo inclusive a presença do Governador de Minas, Romeu Zema, que até subiu em uma plantadeira para dar inícios aos trabalhos na safra.
O evento foi espetacular, tendo transmissão ao vivo pelo Canal Rural, e mostrou a força do agronegócio brasileiro, em especial do Triângulo Mineiro.
Mas o que me chamou a atenção de fato foi no almoço, onde me deparei com algo diferente, em que cada pessoa presente recebeu um “Brinde”, que eu chamo de um “Belo Presente”.
Ganhar brinde, até aí tudo bem, isso acontece em vários eventos, como uma garrafinha para água, um boné, antigamente tinha até agenda.
Mas foi a primeira vez que vi, cada pessoa presente no almoço ganhar uma “Bíblia”, isso mesmo, a “Bíblia Sagrada Com Cristo no Cerrado”. Se o evento já havia sido maravilhoso, com um delicioso almoço, o seu fechamento foi “espetacular”.
Ao longo da minha vida profissional, onde recebi muitos prêmios, muitos presentes e elogios, estava ali, com algo que, garanto, nunca tinha visto. Por isso, considero importante relatar nas redes sociais para mostrar que nem tudo que temos visto é ruim, que ainda existe uma parcela de pessoas sérias, de bom coração e que sem dúvida procuram semear o bem. Na vida gentileza, gera gentileza. Semeie o bem que receberás os bons frutos.
Só me resta dizer: “Obrigado Wesley Barbosa e toda equipe da Aprosoja, e às pessoas que tiveram essa maravilhosa ideia de entregar essa “Bíblia” como presente, pois estamos vivendo um momento de incertezas, insegurança, medo que provoca ansiedade, onde a coisa que mais fazemos ao longo do dia, é pedir proteção a Deus, enfim, esse foi um verdadeiro presente entregue no momento em que mais precisamos de uma palavra de afeto e conforto, e nada melhor do que encontrar essas palavras na Bíblia. Que Deus abençoe a todos”.